OS ASSOCIADOS

CIA. DO ABRAÇÃO

A Cia. Do Abração é um espaço de arte e Cultura que tem como princípio norteador abrir ação, acreditando num mundo capaz de aflorar-se sensível, de descobrir o talento humano para construir seu mundo, baseado numa coletividade solidária e com os braços abertos para realizar ideias compartilháveis mais além da produtividade material. Mais que promover a produção cultural apenas como entretenimento ou formar artistas para uma carreira de sucesso, seus trabalhos estão alicerçados na formação de cidadãos mais criativos que possam acompanhar com facilidade as transformações do nosso século. A Cia do Abração tem a missão de "promover a arte e a cultura para o bem comum", tanto em suas produções profissionais quanto na escola de teatro.


Saiba mais sobre a companhia em: http://www.ciadoabracao.com.br


CIA. VERÁS DE TEATRO

A oficina de teatro Atores Mirins iniciou-se no Rio de Janeiro em 1.996. A idéia nasceu após um diálogo entre Orly e a mãe de uma de suas alunas de um curso que ministrava na cidade maravilhosa. Então, foram convidadas dez ex-alunas que haviam se destacado desse mesmo curso, e deu-se início às aulas e o ensaio do primeiro espetáculo de teatro infantil.

A montagem da peça "João e Maria", de Maria Clara Machado, foi realizada numa única apresentação no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana. A cada ano a oficina Cia. Verás vem conquistando cada vez mais o seu espaço dentro do circuito cultural Curitibano.


Saiba mais sobre a companhia em: http://www.ciaveras.com.br


PÉ NO PALCO

O Círculo de Encenação e Pesquisa é composto por atores e atrizes que se dedicam a pesquisa, criação e prática teatral. Após três anos de formação dramática completa nos Cursos Livres de Teatro entre os anos de 1998 e 2000, esses artistas constituíram em 2001 uma companhia estável buscando em seus estudos e trabalhos, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento constantes do ator e sua linguagem, propondo um teatro próprio e inovador. Os atores e atrizes do Círculo de Encenação e Pesquisa se dedicam também a prática de ensino da arte e atualmente formam o corpo docente da escola. A companhia é dirigida por Fátima Ortiz.


Saiba mais sobre a companhia em: http://www.penopalco.com.br


CIRCO TEATRO SEM LONA

A Companhia maringaense “Circo Teatro Sem Lona”, existe desde 1996, quando foi criada com o objetivo de unificar os estudos das linguagens de circo e teatro, através do resgate da figura simbólica do pequeno circo de fundo de quintal, motivo sempre presente nas brincadeiras infantis. Depois de várias oficinas de acrobacia, malabares, trapézio, mágicas, estudos sobre a figura do palhaço, etc., surgiu a necessidade de produzir um espetáculo, no qual se pudessem aproveitar as experiências apreendidas. Da pesquisa e investigação teatral, estreou em 1999 “O Guarani”, que depois mudamos o titulo para “O Amor de Peri e Ceci”, inspirado na obra de José de Alencar, resultando num espetáculo irreverente, dinâmico, satírico e musical, apoiado na linguagem simples e popular, como meio de atingir o espectador. Desde a estréia de seu primeiro espetáculo o grupo tem participado de inúmeros festivais e mostras de teatro, E com 19 anos de história conquistou mais de 70 prêmios em todo território nacional e solidificando o nome da companhia como uma das mais atuantes no estado do Paraná realizando cerca de 300 apresentações por ano em todo o Brasil e 22 montagens nesses 19 anos de histórias sendo que 17 peças ainda continuam em circulação pelo Brasil.

Saiba mais sobre a companhia em: http://www.circoteatrosemlona.com.br



 

ESPAÇO DA CRIANÇA

A companhia Espaço da Criança, fundada em 1988 por Giovani Cesconetto, seu diretor, atua de forma continuada junto às escolas de Curitiba e Região metropolitana, oferecendo espetáculos para crianças e adolescentes, cursos e oficinas para professores e ações de parceria com a FAS Fundação de Ação Social, Instituto Beija Flor e Rotary Santa Felicidade.

 

CIA CENATRUPE

A companhia artística Cenatrupe de Sarandi-PR, surgiu em 2013 e foi juridicamente constituída no ano de 2014, e desde então desenvolve trabalhos na área teatral com espetáculos temáticos e também artísticos culturais. Em seu currículo encontramos participações em eventos como Convite a Literatura de Maringá, Viradinha Cultural Paraná, Semana Municipal de Cultura de Maringá, Domingo Tem teatro da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, FLIM- Festa Literária Internacional de Maringá, 1º Guiri Festival Amazônico de Contação de Histórias e entre outros.

 

MRG PRODUÇÕES

Criada em 1994 por Márcio Roberto, - atuante desde 1992 - a MRG PRODUÇÕES ARTÍSTICAS é considerada uma das maiores produtoras de arte e cultura do Paraná. Com sede em Curitiba, tem como principal segmento artístico a produção de espetáculos teatrais através de clássicos da literatura. Oferece arte primorosa, criada por artistas premiados. Montagens consagradas atestam a sua sensibilidade e amor na produção artística.

 

DIA DE ARTE 

O Grupo foi criado em 2014 em Ponta Grossa/PR, com o seu primeiro espetáculo direcionado ao público infantil “Heróis da Natureza”, que venceu o Prêmio Circulação de Espetáculos do Município de Ponta Grossa em 2015. Desde então, vem criando novas dramaturgias que estão sendo reconhecidas e premiadas pelo estado. Em 2017 estreou “Ai! Sumiram os brinquedos” e venceu no mesmo ano o edital “Prêmio Domingo tem teatro 2017” da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, onde realizou apresentações em diversas cidades.

 

 MEU CLOWN 

O grupo Meu Clown nasce na cidade de São Paulo (2005), fruto da cooperação entre artistas e pesquisadores do campo da palhaçaria. Marcelo Colavitto, membro fundador e diretor da trupe, trouxe metodologias de formação de clowns de seus estudos com discípulos de Jacques Lecoq, buscando valorizar a gênese do teatro poético que tem no corpo sua fonte de inspiração criativa. O grupo já se apresentou em diversos festivais de teatro no Brasil e já fez apresentações na Itália (2013), Taiwan (2015), Chile (2016), França (2018), Portugal (2018) e Espanha (2022 e 2023). Possui 10 peças em seu repertório sendo 8 de autoria própria. Em 2021 publicou um livro no qual há o registro de sua dramaturgia e processo de criação cênica.


Comentários

Postagens mais visitadas